Campus de Natal

O Campus Avançado de Natal/UERN foi criado aos treze dias do mês de junho do ano de dois mil e dois, através da resolução de n° 003/2002 do Conselho Universitário (CONSUNI), a qual determinou o seu funcionamento na zona norte da cidade de Natal, com a oferta inicial dos cursos de graduação em Ciência da Computação (bacharelado), Direito (bacharelado) e Turismo (bacharelado).

Aos três dias do mês de setembro do referido ano, no Centro de Estudos e Biblioteca Escolar Professor Américo de Oliveira Costa, o Campus de Natal foi instalado pelo professor José Walter da Fonseca, então reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, e autorizado pelo excelentíssimo senhor Fernando Antônio da Câmara Freire, governador do estado do Rio Grande do Norte e chanceler da UERN.

Os cursos foram criados conforme resoluções 018, 019 e 020/2002 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), que aprovaram os projetos políticos pedagógicos dos mesmos. A resolução 018/2002 do CONSEPE, estabeleceu a criação do curso de Direito (bacharelado), para funcionamento no CAMPUS AVANÇADO DE NATAL/UERN, com oferta de 40(quarenta) vagas no turno noturno, a partir do segundo semestre de 2002(dois mil e dois).

A resolução 019/2002 do CONSEPE, estabeleceu a criação do curso de Ciência da Computação (bacharelado), para funcionamento no CAMPUS AVANÇADO DE NATAL/UERN, com oferta de 20(vinte) vagas no turno diurno, a partir do segundo semestre de 2002(dois mil e dois). Tendo aumentado, posteriormente, sua oferta de vagas para 30(trinta).

A resolução 020/2002 do CONSEPE, estabeleceu a criação do curso de Turismo (bacharelado), para funcionamento no CAMPUS AVANÇADO DE NATAL/UERN, com oferta de 40(quarenta) vagas no turno noturno, a partir do segundo semestre de 2002(dois mil e dois).

As aulas das primeiras turmas do CAMPUS AVANÇADO DE NATAL/UERN foram iniciadas no dia 2 de setembro de 2002. No dia 19 de setembro de 2005 foi inaugurado o bloco Prof.ª. Roberta Cláudia Bezerra Soares, com seis salas e área de 555.01m2, permitindo que apenas duas salas do Centro de Estudo e Biblioteca Escolar Professor Américo de Oliveira Costa fossem utilizadas.

Aos 13(treze) dias do mês de junho do ano de 2002(dois mil e dois), a resolução do CONSUNI, estabeleceu a implantação de Núcleos Avançados de Educação Superior, por meio da oferta de cursos de nível superior em caráter rotativo, em cidades do Estado, conforme determinam as diretrizes da Instituição e de acordo com autorização governamental.

O funcionamento e manutenção dos Núcleos Avançados de Educação Superior são assegurados por meio de convênio específico, firmado entre a UERN e a Prefeitura Municipal que sediará o Núcleo. Atualmente, o CAMPUS AVANÇADO DE NATAL/UERN possui 03 (três) núcleos instalados nos municípios de Nova Cruz, Santa Cruz e Touros. Totalizando 04 (quatro) cursos, 02 (dois) de Ciência da Computação, 01 (um) de Turismo e um de Direito.

Atualmente, além dos cursos de graduação de Ciência da Computação, Direito e Turismo, o CAMPUS AVANÇADO DE NATAL/UERN ainda conta com o curso de Ciência e Tecnologia.