“Toda pandemia gera processos de perdas, e essas perdas vão impactar diretamente nos processos de luto”, João Bosco Filho

Entrevista: Susana Barros do Hierofanews

Pandemias e Processos de Luto” é o tema da próxima Live do Fé em Debate on-line, que acontecerá na próxima terça-feira (09.06), às 19 horas. Para debater o assunto, o programa contará com a presença do professor João Bosco Filho, doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e mestre em Enfermagem com área de concentração em Saúde Pública, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A discussão do Fé em Debate girará em torno da contextualização das pandemias e dos processos de luto percebidos nesses cenários. De acordo com Bosco, será feita uma reflexão sobre quais as formas de luto que são vivenciados nas pandemias, partindo de exemplos como a gripe espanhola até chegar a COVID-19, marcada pela ruptura dos rituais funerários:  Geralmente as pessoas acabam não tendo a oportunidade de viver os lutos de um modo natural, como o luto se caracteriza, e há a possibilidade da vivência, inclusive, de luto prolongados”, explica.

Bosco, atualmente professor do Curso de Ciências da Religião da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), coloca que, para o próximo Fé em Debate, trará não somente temas atuais que ajudarão a compreender o contexto da pandemia, mas estratégias que possam atentar para a saúde mental: “A partir do momento que a gente compreende e acolhe os processos de lutos que são vivenciados nesse cenário, a gente consegue não só ter um pouco mais de conhecimento, mas também a possibilidade de manter, da melhor forma possível, a nossa saúde mental”, analisa.

O Fé em Debate “Pandemias e Processos de Luto” contará ainda com a presença de Diego Fontes de Souza Tavares, doutorando em Ciências das Religiões pelo Programa de Pós-graduação em Ciências das Religiões da UFPB e a mediação ficará por conta do Prof. Dr. Genaro Camboim Lula, doutor em Antropologia no Programa de Pós-Graduação em Antropologia – PPGA da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.

Para participar dessa conversa basta acessar o Canal do Departamento de Ciências da Religião da UERN no YouTube