Fé em Debate discute intolerância religiosa e racismo religioso

Religião, Raça e Identidade é o tema do próximo Fé em Debate on-line que acontece terça-feira (23.06), às 19 horas, com transmissão através do canal do Youtube do departamento de Ciências da Religião da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Para debater o assunto o programa contará com a presença do Prof. Dr. Marcos Vinicius de Freitas Reis, doutor em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos e docente do Curso de Mestrado Acadêmico em História Social da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

Para o Prof. Marcos o debate da próxima terça-feira fortalecerá o entendimento sobre o que é que raça, o que é que identidade, o que é religião e como essas três categorias se relacionam entre si: “Será um momento para compreender as formas de religião, a religiosidade dos negros, a questão da intolerância religiosa e do racismo religioso”, explica.

Marcos pretende discorrer também sobre a sua experiência acadêmica em relação ao combate ao racismo e a intolerância religiosa: “Desde que nós chegamos aqui na universidade (UNIFASP) esse debate era pouco feito e com a criação do grupo de pesquisa nos costuramos um pouco essa relação da universidade com os terreiros e com as expressões negras. Então eu vou socializar um pouco nosso trabalho que no fundo no fundo tem como objetivo o combate ao preconceito, a discriminação, a defesa da laicidade e a defesa da tolerância religiosa”, aponta.

O Fé em Debate da próxima terça-feira contará ainda com a presença da Profa. Dra. Maria Luiza Igino Evaristo, graduada em História e doutora em Ciência da Religião ambas pela Universidade Federal de Juiz de Fora, e a mediação ficará por conta do Prof. Dr. Genaro Camboim Lula.

Para participar dessa conversa basta acessar o Canal do Departamento de Ciências da Religião da UERN no YouTube.