“O que a pandemia fez foi multiplicar a quantidade de fenômenos e eventos religiosos na Internet”, Prof. Me. Valter Luís de Avellar

As formas virtuais da vida religiosa é o tema do Fé em Debate On-line desta terça-feira (07.07). O programa discutirá a virtualização das religiões antes e durante a pandemia do COVID-19 e para tanto contará com a presença do Prof. Me. Valter Luís de Avellar, graduado em Ciência da Computação e mestre em Ciências da Religião, ambos pela Universidade Católica de Pernambuco.

Com a pandemia, as reuniões religiosas (missas, celebrações, cultos…) têm sido transmitidas online e ao vivo pela internet para que os membros da religião não deixem de receber as mensagens religiosas. Desse modo, com os templos fechados, os fiéis estão acompanhando os cultos pela internet e plataformas digitais. Valter, no entanto, pondera que este não é um fenômeno novo: “Mesmo antes da pandemia, tudo isso já vinha acontecendo na área religiosa da Internet: as transmissões ao vivo, as vivências religiosas, as pesquisas, o proselitismo, o fundamentalismo, o pluralismo religioso. O que a pandemia fez foi multiplicar a quantidade de fenômenos e eventos religiosos na Internet”.

De acordo com o professor Valter está havendo um crescimento em todas as áreas, não só a religiosa: “A virtualização vai estar mais presente a partir desse evento pandêmico na política, educação, religião, no comércio. Na educação, os professores tiveram que criar conteúdos digitais para as disciplinas, para transmitirem os conhecimentos pela Internet. Entre essas disciplinas temos o Ensino Religioso”, explica.

Para o professor Valter as dificuldades de acesso, quer seja por conexão ou falta de intimidade com o digital, vão diminuir à medida que aumenta a necessidade do uso. Por fim, sinaliza para os benefícios do uso da internet na atualidade: “A internet aproxima quem está longe. Basta observar como ela tem sido fundamental para mantermos a saúde mental nesses tempos de pandemia”.

O Fé em Debate da próxima terça-feira contará ainda com a presença do Prof. Dr. Carlos Eduardo Souza Aguiar, doutor em Sociologia pela Université Sorbonne Paris Cité e a mediação ficará por conta do Prof. Dr. Waldney Costa. O programa começara às 19 horas e para participar dessa conversa basta acessar o Canal do Departamento de Ciências da Religião da UERN no YouTube.