” A verdadeira história sagrada era tratada como história da igreja e dos agentes eclesiásticos da igreja”, Prof. Me Diego Omar

As diferenças entre História das Religiões e História Eclesiástica são o tema do Fé em Debate desta terça-feira (04/08), dessa vez em novo horário, às 20 horas. Para debater o assunto, contaremos com a participação do Prof. Me. Diego Omar da Silveira, doutorando em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e mestre em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Prof. Diego adianta que dentre as diferenças fundamentais está que a História Eclesiástica é uma modalidade da História das Religiões, mas não é a única, não é exclusiva: “Houve durante muito tempo uma confusão entre a história Sagrada, que é a história do Cristianismo e que é a história Eclesiástica, com a História das Religiões, porque quem falava sobre as religiões acabava sendo o ocidente cristão, que escrevia sobre o outros e mais sobre si também. Então a verdadeira história sagrada era tratada como história da igreja e dos agentes eclesiásticos da igreja”.

De acordo com o prof. Diego o poder dessa história também advém do fato de que Igreja e Estado caminhavam lado a lado: “Era uma história dos vencedores, uma história do poder que imprimia as suas visões dos outros. Essa história privilegiou, quase sempre, as fontes oficiais da igreja, as fontes produzidas nos ambientes eclesiásticos. E desprezou outras posturas que não aquelas provenientes dos próprios historiadores da Igreja, que eram também padres, que participavam dessa Igreja”.

O Fé em Debate desta terça-feira contará ainda com a participação do Prof. Me. Lucas Gesta, doutorando em História Política pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e mestre em História Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). A mediação ficará por conta do Prof. Dr. Waldney Costa.

Para fazer parte desta discussão basta acessar o canal de Ciências da Religião da UERN no Youtube. Aproveite a oportunidade para também se inscrever no Canal do curso e acompanhar todas as nossas novidades!