Prof. Me. Lucas Gesta explica diferença entre História das Religiões e História Eclesiástica

O Prof. Me. Lucas Gesta, doutorando em História Política pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e mestre em História Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) é um dos convidados do próximo Fé em Debate, que acontecerá nesta terça-feira (04.08), às 20 horas.

O programa questionará a diferença História das Religiões e História Eclesiástica, e quanto a isso o prof. Lucas adianta: “História da Igreja é tudo aquilo que nós fazemos de estudo, de pesquisa, de produção que estuda os Cristianismos e que venha do ambiente acadêmico. Quando eu falo de História Eclesiástica é tudo aquilo que tem haver com produção da história dos cristianismos, só que vem de dentro de uma denominação cristã específica. Ela é produzida de dentro”.

De acordo com o prof. Lucas a História da Igreja pretende a neutralidade e apresenta os fatos com interesse apenas acadêmicos. Em contrapartida, a História Eclesiástica vai sempre carregar um juízo de valor: “A Igreja Luterana pode, por exemplo, produzir a história da Reforma Protestante, mas essa história é voltada para mostrar que ao final os luteranos tem um pouco mais de razão do que as vertentes cristãs anteriores e as vertentes cristãs que existem por aqui”.

O Fé em Debate desta terça-feira contará ainda com a participação do Prof. Me. Diego Omar da Silveira, doutorando em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e mestre em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A mediação ficará por conta do Prof. Dr. Waldney Costa.

Para fazer parte desta discussão basta acessar o canal de Ciências da Religião da UERN no Youtube. Aproveite a oportunidade para também se inscrever no Canal do curso e acompanhar todas as nossas novidades!