Prof. Dra. Irene de Araújo van den Berg Silva evidenciará relação entre Cordel e relação de expressão e identidade com a religiosidade popular no Nordeste brasileiro

O Fé em Debate desta terça-feira (18.08) abordará a temática da Literatura de Cordel, estabelecendo a relação com a religiosidade popular, em especial a do nordeste brasileiro. Para tanto, convidamos para o debate a Prof. Dra. Irene de Araújo van den Berg Silva, que possui doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

A prof. Irene adianta que, por oportunidade da live temática no Fé em debate, evidenciará participação nessa interface do cordel e religião a partir da relação de expressão e identidade com a religiosidade popular no Nordeste brasileiro: “Embora a história recente do cordel tenha inserido sua tradição em outros circuitos temáticos e em outros contextos de produção e circulação, por exemplo como instrumento pedagógico escolar, a grande tradição do cordel nordestino tem uma forte identidade regional com a religiosidade popular, expressa em cordéis ‘clássicos’ que retratam figuras como os romeiros, as beatas, os santuários, os padres, as benzedeiras, os santos e o diabo. Esses personagens e lugares são fundamentais para representações, identidades e imaginários de um nordeste que é singular e que o cordel, como muitas outras tradições populares, materializa em sua manifestação artística”.

O Fé em Debate sobre Literatura de Cordel contará ainda com a presença do Prof. Dr. Joe Marçal dos Santos, professor no Núcleo de Ciências da Religião da Universidade Federal de Sergipe.  A mediação ficará por conta do prof. Dr. Genaro Camboim Lula.

O programa começará às 19 horas no canal do YouTube do curso de Ciências da Religião da UERN. Aproveite a oportunidade para também se inscrever no Canal do curso e acompanhar todas as nossas novidades!