Ciências da Religião da Uern recebe quatro estrelas na avaliação do Guia da Faculdade do Estadão

O Curso de Ciências da Religião da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern) recebeu quatro estrelas na avaliação do Guia da Faculdade do Estadão 2020.

O Guia surgiu em 2018 e a primeira avaliação foi em 2019. Na época, poucos cursos de Ciências da Religião entraram. De 16 cadastrados, só 5 foram avaliados. Destes 5, três acabaram não estrelados (pois a nota fica abaixo de 3) e dois cursos ficaram com 4 estrelas: o curso da Uern e o curso Ciência da Religião, ofertado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Para o coordenador do Curso de Ciências da Religião da Uern, o Prof. Dr. Waldney Costa, o objetivo é aumentar ainda mais essa pontuação:

“Sabemos que para chegar a cinco é preciso melhorar algumas coisas. Principalmente a infraestrutura (que deve se resolver com o prédio novo da UERN Natal a ser inaugurado em 2021) e a Biblioteca (que estamos nos esforçando para atualizar, tentando superar a dificuldade financeira). Embora tenhamos essas dificuldades, conseguimos manter uma boa classificação com aquilo que temos. Seguimos na marcha para nos fixar como um dos melhores cursos de graduação em CR do país”.

SAIBA MAIS SOBRE O GUIA DA FACULDADE DO ESTADÃO:

O Guia da Faculdade utiliza uma metodologia conhecida como “avaliação por pares” para analisar a qualidade de cerca de 14 mil cursos superiores em todo o Brasil. Nesse processo, a equipe do Guia atua como um instituto de pesquisa, colhendo a opinião de milhares de professores que atuam no ensino superior.

Todas as instituições de ensino superior cadastradas no Ministério da Educação(universidades, centros universitários, faculdades e institutos) são convidadas para fazer parte do Guia da Faculdade.

Após se cadastrarem para participar da avaliação, as instituições indicam todos os cursos superiores que estão recebendo novos alunos.

A partir de 2020, tanto os cursos da modalidade presencial como os da modalidade a distância são avaliados. Mas não são todas as graduações que entram no processo de avaliação. Para serem analisadas, elas precisam atender aos seguintes critérios:

1. Ter a titulação de bacharelado ou licenciatura;
  2. Ter pelo menos uma primeira turma com alunos já formados

O Guia da Faculdade avalia os cursos de acordo com as cidades nos quais eles são oferecidos. Se a mesma instituição de ensino oferece o curso de Administração em várias cidades, cada um deles recebe uma nota específica. Caso a instituição ofereça o mesmo curso em diferentes unidades em uma mesma cidade, apenas o curso mais antigo da instituição naquela cidade é avaliado.

O coordenador de cada curso que será avaliado recebe um questionário no qual pode apresentar as principais características da sua graduação, com foco em três aspectos:

1. Características da proposta de ensino do curso
  2. Perfil dos professores vinculados ao curso
  3. Condições de materiais e equipamentos oferecidos

Existem modelos diferentes de questionários para os cursos presenciais e para os cursos a distância. Esses questionários servem de base para os avaliadores darem suas notas para os cursos

São mais de 9 mil coordenadores e professores do ensino superior brasileiro que se cadastraram para atuar como avaliadores do Guia da Faculdade. É um trabalho voluntário, sem remuneração

Os avaliadores são acionados para dar notas aos cursos das suas áreas de formação e de instituições prioritariamente localizadas na mesma região do País na qual trabalham

Eles são convidados a dar três notas (de 1 a 5) para cada curso:

• Para a qualidade do projeto pedagógico
  • Para a qualidade do corpo docente
  • Para a qualidade da infraestrutura

Cada curso é distribuído para a avaliação de seis professores

Caso um curso não receba pelo menos quatro notas dos avaliadores, ele é considerado como “sem nota” na avaliação

RESULTADO FINAL

A maior e a menor notas recebidas por curso são descartadas. O resultado numérico do curso em 2020 é a média das notas intermediárias restantes

O resultado numérico de 2020 (com peso 2) é somado ao resultado numérico do ano anterior (peso 1) para se extrair o resultado numérico final de cada curso

O resultado numérico final é transformado em estrelas de acordo com as seguintes faixas de conversão:

• entre 5 e 4,50 – 5 estrelas (excelente)
  • menor que 4,50 a 3,50 – 4 estrelas (muito bom)
  • menor que 3,50 a 2,50 – 3 estrelas (bom)
  • menor que 2,50 – não estrelado (não estrelado

Um curso só pode ganhar ou perder 1 estrela de um ano para o outro da avaliação.