Educação para o pensar filosófico-científico

Coordenador(a)
João Maria Pires

Equipe executora 

Antonio Julio Garcia Freire – Docente

João Maria Pires – Docente

Maria José da C. Souza Vidal – Docente

William de Macêdo Virgínio – Docente

Genilson Trindade da Silva – Discente

Resumo da Ação de Extensão

O projeto em questão visa suprir uma lacuna identificada nos primeiros períodos da graduação, com alunos recém-saídos do ensino médio, que chegam à universidade sem algumas noções básicas do que é, e para que serve a ciência. Objetivamos com este projeto desenvolver ações didáticas e pedagógicas com alunos do ensino médio, de modo à inicia-los nas discussões e reflexões básicas sobre o saber e o fazer ciência. Daremos destaques aos conceitos básicos de lógica, filosofia e ciência, a fim de oferecer princípios e fundamentos da formação filosófica e científica com bases na organização e construção de um pensar lógico-investigativo, e na compreensão gerada a partir da reflexão crítica e criativa que orienta e modela o perfil do sujeito científico, alimentando e impulsionando as mudanças na sociedade contemporânea. O foco das ações didáticas e pedagógicas será a formação crítica e criativa do pensar e do fazer ciência, de modo a favorecer a melhor compreensão e articulação dos conteúdos científicos. Será, pois, um complemento à formação científica inerentes aos conteúdos curriculares do ensino médio, a partir da socialização dos saberes específicos da ciência, de modo a possibilitar a articulação geral do fazer ciência, tendo como pressuposto o pensar crítico, criativo e reflexivo. As ações deverão ocorrer em parceria com escolas públicas estaduais com ensino médio.

Palavras-chave
Palavras chave: Pensar crítico, Formação científica.

Público-Alvo

Alunos do Ensino Médio

Situação

Atividade EM ANDAMENTO

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