Ciência da Computação

Histórico do curso

O curso de Ciência da Computação do Campus de Natal foi criado pela resolução 019/2002 do CONSEPE, com oferta de 20(vinte) vagas no turno diurno, a partir do segundo semestre de 2002. Tendo sua oferta de vagas ampliada posteriormente para 30(trinta).
A motivação e razão maior para a criação do curso de Ciência da Computação era atender a uma demanda crescente por profissionais qualificados para a área de computação na cidade de Natal, em um cenário de consolidação do mercado de software, hardware e infraestrutura computacional.
Em princípio, o curso funcionou na Zona Norte da cidade do Natal, o que evidenciou ainda mais a importância do curso para essa região da cidade, carente em Instituições de ensino superior. Em 2002, a UERN era a única Instituição de Ensino Superior em funcionamento nessa região da cidade.
Em função da impossibilidade de ampliação da estrutura do Campus de Natal, de forma a atender as demandas de funcionamento adequado dos cursos, houve a necessidade de mudança do local de funcionamento do Curso de Ciência da Computação, bem como do Campus de Natal, que se instalou no ano de 2007 em uma sede provisória na Av. Ayrton Senna, nº 4241, no bairro de Neópolis, Zona Sul da cidade do Natal, enquanto se efetivava a construção da sua sede definitiva situada na Av. João Medeiros Filho, bairro Potengi, na zona norte da cidade.
No ano de 2006, o Projeto Pedagógico do Curso de Ciência da Computação passou por uma pequena atualização. O regulamento de curso foi corrigido no sentido de não mais permitir que a carga horária complementar fosse suprida por meio da carga horária de disciplinas optativas, o que se permitia antes da atualização.
Em seguida, em 2014, foi feita uma nova atualização do Projeto Pedagógico de Curso, devido ao interesse em seguir as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Ciência da Computação, que regulamenta a construção de um currículo flexível, com representação das áreas de Formação em Matemática e Ciências da Natureza, Contexto Social e Profissional, Formação em Computação e Projetos. Outra justificativa para a favor desta atualização foi a adequação do Projeto Pedagógico de Curso ao Regulamento de Cursos de Graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, que expõe uma nova estrutura organizacional dos cursos pela via de projetos, bem como alterações no Regulamento Dos Cursos De Graduação (RCG) da UERN.
Em 2015, o curso de Ciência da Computação, assim como o Campus Avançado de Natal mudaram novamente o seu local de funcionamento, voltando a funcionar na Zona Norte da cidade do Natal, compartilhando, provisoriamente, a estrutura do Complexo Cultural da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, situado a Avenida João Medeiros Filho, bairro Potengi, vizinho a sede definitiva, que está em fase de conclusão.
A necessidade da atualização do Projeto Pedagógico de Curso, que ora se realiza, deverá seguir as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Ciência da Computação, estabelecidas na Resolução CNE/CES 5/2016, publicadas no Diário Oficial da União, no dia 17 de novembro de 2016, na Seção 1, páginas 22 a 24.