Extensão

Política de Extensão

A atividade extensionista é um campo de intervenção em que se configuram o ensino e a pesquisa, oportunizando a observação, a efetivação de novas experiências e a produção de um conhecimento científico que efetiva a relação teoria e prática.
Mantendo sua natureza autônoma, a extensão universitária deverá se realizar na identificação com os interesses demandados dos novos fatores sociais e institucionais de natureza pública, privada e não governamental.
As atividades extensionistas deverão ser o terreno de inserção do(a) discente, nos problemas práticos da realidade local e regional, garantindo o conhecimento concreto sobre o qual deverá se fundamentar o exercício competente de sua profissão, além de garantir um espaço privilegiado de práticas multi e interdisciplinares através de experiências e aprendizagem que envolvem ações internas e externas à Universidade.
Na medida em que se realizam experiências práticas, oportunizam a elaboração de novas formas de atuação no mercado privado e institucional que articulam os diferentes segmentos da sociedade na construção de um novo modelo de interação.
As atividades de extensão do Bacharelado em Ciência da Computação são trabalhadas com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais formalizadas no Projeto Pedagógico de Curso, materializando-se nas formas abaixo:
− nas disciplinas e atividades em sala de aula;
− em projetos e programas desenvolvidos por professores(as) do departamento do Curso, departamentos afins e de outros(as) profissionais da UERN.
− Nas parcerias junto a Pró-Reitoria de extensão;
− Nos cursos de Inclusão Digital oferecidos semestralmente pelo departamento;
− No programa FRHASE – Formação de Recursos Humanos na Área de Sistemas Embarcados, que oferece formação básica na área de hardware para a comunidade;
Os projetos, programas, ações e atividades de extensão devem envolver docentes, alunos e comunidade externa. Devendo valorizar o exercício a cidadania, criatividade, empreendedorismo, desenvolvimento local ou regional, desenvolvimento ambiental e cultural, visando a melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento sustentável.