Pesquisa

Política de Pesquisa

O Plano de Desenvolvimento Institucional da UERN evidencia a importância da Pesquisa na universidade contemporânea, que adquire um caráter transversal, estando presente em todas as atividades fins da instituição. Reconhecendo essa importância, o curso de Ciência da Computação expõe os seus princípios de Pesquisa e Pós-Graduação.
1. Princípio da Produção do Conhecimento:
A academia não pode ser espaço somente para divulgação de conhecimento, mas de construção do mesmo. Tal tarefa exige habilitação específica para o trato da ciência e capacidade teórico-metodológica para efetivação de atividades de pesquisa, habilidades que consistem em obrigatoriedade docente e que deve ser estimulada no corpo discente.
2. Princípio da Formação Contínua:
Fundamenta-se na concepção que a realidade é complexa e que a qualificação profissional deverá estar em consonância com os diferentes fenômenos postos pelo processo de transformação da realidade, implicando na emergência de novos problemas que precisam ser explicados e trabalhados.
3. Princípio da Articulação entre Linhas de Pesquisa e Capacitação Docente:
As linhas de pesquisa do Curso de Ciência da Computação constituem-se eixos norteadores para o processo de capacitação docente, pois apontam as metas desta capacitação, as potencialidades de pós-graduação institucional e, ainda, que grupos de pesquisa se organizarão.
A capacitação docente será expressão das Diretrizes Curriculares Nacionais, das linhas de pesquisa do Curso, da base/grupos de pesquisa existentes, materializando-se nas metas abaixo:
− Consolidação de grupos de pesquisa;
− Consolidação e ampliação de atividades institucionais de pesquisa e extensão na áreas de computação;
− Estímulo à ampliação da produtividade acadêmica de docentes e discentes na participação em eventos nacionais e internacionais relevantes;
− Ampliação da captação de recursos junto a agências de fomento para custeio de projetos de pesquisa; e
− Consolidação do Programa de Mestrado em Ciência da Computação UERN-Ufersa, com sede no Campus Central, em Mossoró.
Atualmente, existem 6 grupos de pesquisa na área de Computação na UERN, o departamento de informática do Campus de Natal tem representatividade em 5 desses grupos de pesquisas. Os docentes do departamento colaboram com os grupos através de projetos de pesquisa institucional, projetos de iniciação científica e orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso. Para promover a consolidação dos grupos e o aumento da produtividade dos mesmos, bem como a consolidação do Programa de Mestrado em Ciência da Computação, a política adotada pelo curso prevê o estímulo aos alunos para a pesquisa, atrair pesquisadores para o desenvolvimento de pesquisas coletivas e articuladas institucionalmente, oferecer serviços a órgãos interessados em consultoria e prover recursos de modo a viabilizar a sustentabilidade dos projetos através de editais de fomento a pesquisa.

Grupos de Pesquisas
GSET
GSID
GIC