Minicurso Comida de Santo

APRESENTAÇÃO

Em todas as culturas os alimentos são objetos mediadores entre o homem e o sagrado. Em sua natureza cotidiana ou religiosa os alimentos compõem um rico repertório cultural inserido na história das comidas e das religiões.

Nas culturas africanas e afrodescendentes, o ajeum, alimento sagrado, é de imensurável significância, seja no dia a dia das comunidades, seja nos momentos ritualísticos que se desenvolvem ao longo do calendário de celebrações anuais. No contexto religioso, em particular no candomblé, a comida ritual é baseada em narrativas mitológicas que detalham ingredientes e técnicas de preparo. Além disso, a cozinha ritual dos candomblés tem uma estreita relação com os mitos, pois é a partir das narrativas que aparece o modo de preparo e seus cuidados, registrando o que agrada ou desagrada os orixás. A cozinha torna-se assim um lugar importante onde mito, ritual e a culinária sagrada acontecem juntos.

O minicurso pretende apresentar uma pequena mostra deste universo rico e fascinante das culturas africanas que conseguiram incorporar os alimentos destinados aos orixás do candomblé às mesas e ao cotidiano sob diversas formas culturais e nutricionais no Brasil.

Na formação, as temáticas abordadas serão exploradas a partir de aspectos gastronômicos, religiosos, culturais, históricos, poéticos, literários e pedagógicos, uma vez que o minicurso pretende ser oportunidade de formação continuada para professores em alinhamento com as leis federais 10.639/03 e 11.645/08, que instituem a obrigatoriedade temática da história e cultura afro-brasileira e indígena nos currículos das redes de ensino.

MEDIADORAS

Yá Luciene de Oyá

Cientista da Religião e Yalorixá do Ilè Axé Obéòtògundá Irè

Araceli Sobreira

Poetisa e professora do Departamento de Ciências da Religião – UERN

Irene van den Berg

Antropóloga e professora do Departamento de Ciências da Religião – UERN

OBJETIVOS

1)Apresentar aspectos religiosos e culturais da tradição do candomblé e sua relação com a comida – a comida de santo;

2) Apresentar as formas de preparo de alimentos produzidos nos terreiros para os orixás;

3) Relacionar a gastronomia com conhecimentos históricos e culturais da culinária brasileira;

4) Contar histórias que enredam os mitos dos orixás e seus alimentos.

5) Apresentar abordagens e proposições didáticas que possam ser incorporadas a projetos e aulas nas práticas pedagógicas de professores das redes de ensino;

Professores da educação básica

PROGRAMAÇÃO

Cada aula é temática e sua apresentação é guiada conforme uma receita relacionada com um orixá

Dia 10/04

14h30h – Aula 1. Camarão na moranga para Obá

15h40 – Aula 2. Ipeté para Oxum

Dia 17/04

14h30 – Aula 3. Amalá para Xangô

15h40 – Aula 4. Feijoada de Ogum

Dia 24/04

14h30 – Aula 5. Axoxó ti Omolokum para Logun-Edé

15h40 – Aula 6. Axoxó para Oxossi

Dia 01/05

14h30 – Aula 7. Efó para Ossain

15h40 – Aula 8. Manjar para Iemanjá.

PLATAFORMA

O minicurso será transmitido ao vivo pelo o Youtube do Departamento de Ciências da Religião da UERN, no canal www.youtube.com/religioUERNNatal

INCRIÇÕES

Não é necessário se inscrever no curso, mas recomendamos que se inscreva no canal www.youtube.com/religioUERNNatal para receber as notificações das aulas.

Caso queira receber certificação é obrigatório preencher formulário de frequência durante as aulas. As vagas são ilimitadas e gratuitas.

CERTIFICAÇÃO

Para receber a certificação como cursista, os participantes precisam frequentar de forma síncrona 75% ou mais do total de 8 encontros da formação virtual pelo YouTube. Aqueles que tiverem participação inferior poderão solicitar declaração de presença para as atividades frequentadas.

Para receber certificação ou declaração o participante deverá responder o formulário de presença disponibilizado no chat do Youtube no momento de realização das aulas.

REALIZAÇÃO

Projeto:

Comida de Santo – Edital 03/2020 FJA/RN – Formação e Pesquisa

Francisca Luciene da Silva (Yá Luciene de Oyá)

Apoio:

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN