Sobre os cursos e práticas

CURSOS

São propostas formativas processuais, estruturadas em organização pedagógica, que pode ser hierarquizada em níveis (fluxo curricular), com previsão avaliativa e certificação ao término da formação.

Teatro

Cursos desenvolvidos a partir de vivênciasque exploram conceitos e possibilidades de interpretação baseadas em jogos teatrais, jogos dramáticos, improvisação, construção e apresentação de cenas. As aulas são desenvolvidas com o apoio de técnicas que buscam produzir/aperfeiçoarhabilidades relacionadas à expressão oral e corporal, ampliando competências comunicativas dirigidas para diferentes públicos e em diferentes contextos.

Música

Cursos de iniciação que objetivam promover a sensibilização para amúsica, a introdução à teoria musical e a prática de instrumentos.As aulas oportunizam contato com os conhecimentos elementares da música como a percepção dos elementos sonoros e rítmicos, o uso e distinção entre cifra e partitura, a leitura musical, o desenvolvimento de habilidades motoras para tocar instrumentos e a construção de repertórios individual e coletivo

Inclusão digital

Cursos desenvolvidos com o objetivo de promover a inclusão digital dos alunos nas áreas de informática, eletrônica e fotografia digital. Os cursos são desenvolvidos com o propósito de compreender conceitos básicos, aplicaçõese aprimoramento de ferramentas digitais para usos cotidianos da tecnologia.

PRÁTICAS

São ofertas com caráter eminentemente de usufruto estético-cultural, ocupacional, esportivo, de lazer, do bem-estar e/ou da melhoria da qualidade de vida e não fazem jus à certificação. No entanto, o aluno poderá requerer à Secretaria da EdUCA atestado de frequência que comprove seu histórico de participação nas atividades.

Atividades físicas

Práticas corporais direcionadas para grupos especiais priorizando mudanças de comportamento e estimulando a cultura corporal do movimento. Objetiva-se melhorar a aptidão física e o estilo de vida de trabalhadores, doentes crônicos (hipertensos, diabéticos, pessoas vivendo com HIV e Aids) e da população em geral. São ofertadas turmas regulares de musculação, ginástica funcional e práticas corporais/alongamento.

Dança

Práticas em dança a partir de vivências, apreciação e contextualização de abordagens diversificadas que consideram aspectos técnicos, estéticos, educativos e relacionados à saúde e qualidade de vida. Em todas as modalidades são explorados diferentes repertórios e processos de criação coreográfica oportunizando o desenvolvimento do movimento, da corporeidade, da aprendizagem e da produção artística em dança.