26º WEI

26º Workshop sobre Educação em Computação (WEI)

 

Datas importantes

–Registro no JEMS (preenchimento do resumo/abstract): 15 de março de 2018 22 de março de 2018 (às 23:55h – horário de Brasília)
–Texto completo: 22 de março de 2018 até 02 de abril (às 12:00h – horário de Brasília)
– Notificação de aceitação: 30 de abril de 2018 04 de maio de 2018.
– Prazo final para submissão da versão final: 11 de maio de 2018 14 de maio de 2018 (às 12h00 – horário de Brasília).

Para submeter o seu trabalho clique no link https://jems.sbc.org.br/home.cgi?c=2953

Sobre o evento

O WEI 2018 é a vigésima sexta edição do Workshop sobre Educação em Computação, evento anual promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), com o objetivo de debater temas relacionados ao ensino e à aprendizagem de Computação. O WEI constitui-se em um importante fórum brasileiro para compartilhamento de novas ideias sobre metodologias, práticas, currículos e outros elementos relacionados ao ensino-aprendizagem de Computação, em todos os níveis e modalidades de ensino.
Desde a sua primeira edição, realizada em 1993, o WEI tem fomentado a divulgação de trabalhos sobre o ensino de Computação, bem como a discussão e o debate entre coordenadores e professores de cursos de Computação sobre a organização dos currículos.

Alinhado ao tema do XXXVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2018), o tema do WEI 2018 é “Educação para uma sociedade sustentável”. Professores, estudantes, coordenadores de cursos e demais interessados poderão discutir o tema participando de palestras, painéis, grupos de trabalho e apresentações de artigos. Espera-se que os participantes, membros atuantes na comunidade, tenham um posicionamento proativo no delineamento do ensino da computação no país.

Para mais detalhes, veja a chamada completa em PDF.

 

PROGRAMAÇÃO WEI 2018 

 

23/7 (segunda-feira) 

Fórum de Pós Graduação (10h00 – 19h00)

10h00 – 10h30: Abertura e discussão sobre a atividades do ano anterior
10h30 – 11h30: Palestra intitulada “Precisamos ter um referencial de competências para a formação do pesquisador no Brasil?“, com a Profa. Dilmeire Vosgerau, da PUC-PR.
11h30 – 12h15: Discussão sobre formação em PG
12h15 – 12h30: Apresentação pela Diretoria de Educação da SBC
12h30 – 13h00: Apresentação pelos Coordenadores do CA-CC, Profs. Paulo Cunha, José Carlos Maldonado e Avelino Zorzo.
17h00 – 18h30: Discussão sobre avaliação qualitativa de produção científica e tecnológica
18h30 – 19h00: Discussão sobre problemas com sistemas de gestão

 

10:00-11:30 – Sessão Técnica 1: Ensino de Engenharia de Software e Banco de Dados 

Coordenadora: Ana Paula Serra (USJT)
  • Experiência de uso de Caixas de Ovos no Apoio ao Ensino de Vetores e Matrizes

Rita Berardi, Regiane Macuch, Letícia Dal Forno, Silvia Amelia Bim

Rebeca Motta, Mario Bonicenha, Claudia Susie Rodrigues, Claudia Werner

Ronney Moreira de Castro, Sean Siqueira

José Augusto Fabris, Soraia Prietch, Kefferson Ricardi

 

11:30-13:00 – Painel de abertura: Computação na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Painelistas: Malvina Tuttman e Leila Ribeiro

17:00-18:30 – Sessão Técnica 2: Ferramentas e métodos

Coordenadora: Noemi Rodriguez (PUC-Rio)

Giani Petri, Christiane Gresse von Wangenheim, Bruno Boniati, Alex Weber

Alexandre Grotta, Edmir Prado

Alcides Calsavara, Ana Paula Serra, Francisco Zampirolli, Leandro Galvão, Miguel Jonathan, Ronaldo Correia

Gláucia Braga e Silva, Daniel Barbosa, Fabrício Silva

18:30-20:00 – Sessão Técnica 3: Currículo e Prática Docente

Coordenador: Alessandro Cerqueira (CRF-RJ)

Pauleany Simões de Morais, Jean Rosa, Anna Raquel da Silva Marinho, Ecivaldo Matos

Ranansamir da Silva, Ecivaldo Matos, Monica Massa

Anderson Barbosa, Janderson Aguiar, Ulrich Schiel

Gustavo Kira, Luiz Merkle

24/7 (terça-feira) 

10:00-13:00 – Minicursos

Minicurso 1:

Leila Ribeiro, UFRGS

Resumo:
A Computação está cada vez mais presente na vida de todos. Os dispositivos capazes de computar estão hoje não somente na mesa do escritório ou nos laboratórios de escolas, mas no nosso bolso, na cozinha, no automóvel, na roupa, … É muito importante que as pessoas tenham a capacidade de usar todo esse poder computacional para resolver seus problemas, tanto do cotidiano quanto do trabalho. A área da Computação provê habilidades e conhecimento para tornar as pessoas muito mais capazes de criar e inovar em todas as áreas. Para formar cidadãos totalmente inseridos no século XXI, essas habilidades e conhecimento devem ser ensinados ao longo de toda a Educação Básica. Porém, Computação precisa ser ensinada com intencionalidade, ou seja, é necessário que se diga os professores quais habilidades precisam ser trabalhadas, por que, quando e como. A Sociedade Brasileira de Computação elaborou uma proposta que contempla o núcleo de conhecimento e habilidades necessários para a formação de todo o cidadão. A proposta foi elaborada por uma comissão de especialistas de várias áreas e de diversas partes do Brasil. Neste minicurso  esta proposta será apresentada e discutida. O objetivo é ela servir de guia para a elaboração de currículos escolares incluindo Computação.

Minicurso 2:

Projeto INEP (Leonardo Bezerra, UFRN) – Proposta da SBC (Renata Araújo, Diretora de Educação da SBC)

Resumo:
A International Standard for Classification of Education (ISCED) é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) que tem por objetivo viabilizar a internacionalização da análise estatística de sistemas educacionais. No Brasil, a ISCED serviu de base para a Classificação Internacional Normalizada da Educação (Cine Brasil), desenvolvida em 2000 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Eeducacionais Anísio Teixeira (INEP). Neste painel, será apresentada a Cine Brasil 2018, revisão desenvolvida pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) tendo por base a versão mais recente da ISCED (ISCED-F 2013). O painel abordará também a análise da Sociedade Brasileira de Computação (SBC)  à ICSED tendo em vista sua adequação à realidade da educação superior brasileira em Computação e seus reflexos na elaboração da Cine Brasil 2018.

17:00-18:30 – Plenária do WEI

18:30-20:00 – Sessão Técnica 4: Pensamento Computacional

Coordenadora: Elisângela Silva Dias (UFG)

Simão Martin, Simone Cavalheiro, Luciana Foss, Renata Reiser, Ana Rita Mazzini, Andre Du Bois, Clause Piana

Luis Forquesato, Juliana Freitag Borin

Lais Minchillo, Augusto Vellozo, Edson Borin, Juliana Freitag Borin

Natália Ellery, André Raabe, Elieser Ademir de Jesus, Eduardo Silva

 

25/7 (quarta-feira) 

10:00-13:00 – Minicursos

Minicurso 3:

Roberto Bittencourt (UEFS)

Resumo:
A área de educação em computação no Brasil é prolífica em relatos de experiência, propostas de solução e ferramentas. Embora a pesquisa científica nesta área seja crescente, ainda são necessários avanços em nossos trabalhos para consolidar a inserção do Brasil nos fóruns internacionais de pesquisa em educação em computação. Este tutorial se propõe a apresentar e discutir aspectos ligados à qualidade das pesquisas nesta área. Tópicos a serem discutidos incluem: metodologias de pesquisa quantitativa, qualitativa e mista; design de pesquisa – objetivos, questões de pesquisa, hipóteses, escolha de métodos; uso de teoria; surveys, experimentos e quase-experimentos; coleta e análise de dados qualitativos; apresentação e discussão de resultados; tipos de artigos em educação em computação; principais conferências e periódicos em educação em computação; critérios de avaliação de artigos nas principais conferências e periódicos da área de educação em computação.

Biografia:
Roberto A. Bittencourt é professor adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Bahia, desde o ano de 2000. É graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba, mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade de Linköping, Suécia, e doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande, com estágio de doutoramento na Universidade da Colúmbia Britânica (UBC), Canadá. Seus principais interesses de pesquisa são em educação em computação (aprendizagem de programação, aprendizagem ativa e desenvolvimento de currículos) e engenharia de software (evolução de software, engenharia de software centrada no humano e educação em engenharia de software).

10:00-11:30 – Sessão Técnica 5: Motivando o Interesse pela Computação

Coordenadora: Ana Paula Bacelo (PUCRS)

Matheus Eloy Franco, Breno Barra, Rosana Moreira, Caio Dias

Mateus Alves, Robertty Freitas, Paulo Miranda e Silva Sousa, Paulo Ricardo, Carla Ilane Moreira Bezerra

Andrea Charao, Ana Luisa Solórzano, Rafael Gauna Trindade

Giorgia Mattos, Josilene Moreira, Ana Flávia Silva Aragão Moura, Andrea Brito Nascimento, Chaenne Carolina Oliveira

11:30-13:00 – Sessão Técnica 6: Disciplinas no Ensino Superior

Coordenador: Rodrigo Souza (UFRPE)

Carina Farias, Anderson Oliveira, Everton Dias de Almeida Silva

Guilherme Álvaro Esmeraldo, Edson Lisboa, CICERO SAMUEL RODRIGUES MENDES, Lucas Fontes Cartaxo

Silmar Antonio de Oliveira, Andréa Mendonça

Dilson Rabelo Júnior, Carlos Soares Neto, Antonio Carlos Raposo, Luis Alves dos Santos Neto

17:00-18:30 – Sessão Técnica 7: Relatos de intervenções

Coordenador: Ronaldo Correia (UNESP)

Lafayette Melo, Paulo Costa, Marcílio Onofre Filho, Fernando Lordão, Leandro C. de Almeida

José Anderson Soares da Silva, Hérikles Cordeiro, Anselmo Gomes, Sônia Fortes da Silva

Leonardo Bandeira de Lucena, Giovana Lorena Andrade, Elisa de Fátima Soares, Wilton Júnior, Álvaro Oliveira, Ligia Maria de Sousa Dantas Batista, Daniel Alves Gomes, Rommel Lima

Luciana Mara Diniz, Fischer Jonatas

18:30-20:00 – Sessão Técnica 8: Metodologias Ativas

Coordenador: Alcides Calsavara (PUCPR)

Giani Petri, Alejandro Calderón, Christiane Gresse von Wangenheim, Adriano Borgatto, Mercedes Ruiz

Edilaine Oliveira, Gilvandenys Sales, Pryscilla Pereira, Ramires Moreira

Carina Farias, Fellipe Pereira Azevedo, José Elias de Jesus Dias

Felipe Sampaio, Jefferson Pereira de Almeida

16:30-18:30 – Sessão Iterativa de Painéis (Pôsteres)

Coordenador: Daniel Callegari (PUCRS)

Viviane Vasconcelos, Ermeson Andrade

Graziela Guarda, Débora Juliane Silva, Ione Goulart

Tiago Nogueira, Deller Ferreira, Eude de Souza Campos

Kleber Fernandes, Eduardo Aranha, Márcia Lucena

Cody Malnor, André Chateaubriand, Obede Carvalho, Ricardo Terra

Giancarlo Roberto, Fabiano Oliveira, Paulo Pinto, Igor Machado Coelho

Air Rabelo, Luiz Maia, Fernando Silva Parreiras

Maı́sa Lopes

Anna Raquel da Silva Marinho, Pauleany Simões de Morais, Givanaldo Souza, Alba Sandyra Bezerra Lopes

Rodrigo Candido Borges, Maria Márcia Bachion

Jéssica Laisa, Eduardo Aranha, Wendell Oliveira

Géssica Silva, Leticia Leite, Ana Carolina Lopes de Jesus

Josilene Moreira, Ricardo Moreira, Maria Carvalho

Uryel Felix, Arianne Sarmento, Sônia Fortes da Silva, Cleiton Martins

Luciana Guedes, Aleksander Sade Paterno

Carolina Moreira Oliveira, Andrey Pimentel, Eleandro Maschio

Geofrangite da Silva, Leiva Oliveira, Silvio Fernandes

 

26/7 (quinta-feira) 

10:00-11:30 – Sessão Técnica 9: Aprendizagem Baseada em Problemas e em Projetos

Coordenador: Davi Viana

Luiz Gavaza, Lais Nascimento Salvador, David Moises Barreto dos Santos

Ayala Lemos Ribeiro, Roberto Bittencourt, Bianca Santana

Leo Natan Paschoal, Simone Souza

11:30-13:00 – Palestra de encerramento e Premiação dos Melhores Artigos

Palestrante: Cláudio Brito

 

 

Coordenação

  • Leandro Silva Galvão de Carvalho
  • UFAM
  • Coordenação Geral
  • e-mail: galvao@icomp.ufam.edu.br
  • Jair Cavalcanti Leite
  • UFRN
  • Coordenação Geral
  • e-mail: jair@dimap.ufrn.br
  • Rommel Lima
  • UERN
  • Coordenação Local
  • e-mail: rommel.lima@gmail.com

 

 

Comitê de Programa

 

Revisores Convidados