6º WTranS

6º Workshop de Transparência em Sistemas (WTrans)

 

Datas importantes

– Submissão do artigo ou DEMO: até 18 de março de 2018 02 de abril de 2018 até 06 de abril de 2018.
– Resultado da avaliação da submissão: 23 de abril de 2018 até 30 de abril de 2018.
– Submissão da versão final do artigo ou DEMO: até 30 de abril de 2018 até 07 de maio de 2018.

Sobre o evento

O Workshop de Transparência em Sistemas é um fórum que visa agregar pesquisadores de diferentes áreas com interesse no tema de transparência dentro de um contexto computacional.

Este tema está ligado a movimentos que registram uma forte tendência na necessidade de considerar explicitamente a informação aberta em dados, processos e software que são de interesse de uma organização e da sociedade. Essa abertura, no sentido de acesso à informação, é um tema central no estudo do conceito de Transparência.

No campo público, a Lei de Acesso à Informação brasileira é um reflexo desse movimento e traz uma série de desafios para a evolução de sistemas que precisam lidar com informação aberta. Porém, não só as organizações públicas estão neste movimento, mas também organizações privadas preocupadas em fornecer mais informações internamente e externamente a seus clientes e acionistas. Esses desafios estão presentes em diversas áreas de conhecimento, com forte impacto na Ciência da Computação que se vê atualmente de frente com essa nova demanda.

Abertura de dados, usabilidade orientada à sociedade, qualidade e garantia de entendimento da informação, proveniência e confiança na informação são algumas das novas necessidades que a maioria das organizações, sociedade, pessoas e outros sistemas terão que atender. Discuti-los num contexto de software, que apoiarão estes sistemas, é importante para que se possa ter uma visão interdisciplinar para um desafio de tal magnitude. O desafio aplica-se tanto na forma de uso de softwares para prover transparência, como na própria transparência da arquitetura, componentes e métodos de construção dos softwares em si. Discutir sob a ótica de pesquisa como tratar estes desafios, indicando de que forma a criação de métodos e tecnologias pode dar efetivo apoio à sua adoção nas mais diversas áreas e segmentos de mercado, é o objetivo central do VI Workshop de Transparência em Sistemas (WTranS).

Convidamos a comunidade a compartilhar resultados de pesquisa por meio da submissão de artigos completos ou e DEMOS.

Para mais detalhes, veja a chamada completa em PDF.

Coordenação

  • Vanessa Nunes
  • UnB
  • Coordenação Geral
  • Bruna Diirr
  • UNIRIO
  • Coordenação Geral
  • Sebastião Emidio
  • UERN
  • Coordenação Local