1º WBCI

 

1º Workshop Brasileiro de Cidades Inteligentes (WBCI)

 

Datas importantes

– Submissão de artigos: 25/03/2018  02/04/2018
– Notificação aos autores: 23/04/2018
– Envio das versões finais: 30/04/2018
– Data do Evento: 25/07/2018

Link para submissão (Jems): https://jems.sbc.org.br/home.cgi?c=2975

Sobre o evento

Tem se observado mundialmente um imenso êxodo das áreas rurais para as urbanas. Desde 2009, mais da metade da população mundial vive em cidades e espera-se que esse número cresça para aproximadamente 70% em 2050. No Brasil, esse percentual já era de 84% em 2010. Com o crescimento populacional, surgem vários desafios que muitas vezes impedem que as cidades sejam lugares mais sustentáveis, agradáveis, eficientes, justos e seguros. Uma forma de enfrentar tais desafios é através da realização do conceito de cidades inteligentes e humanas, que visa otimizar o uso de recursos e a infraestrutura das cidades por meio da criação de mais e melhores serviços para atender de forma sustentável os anseios, interesses e necessidades da população. Uma cidade pode ser definida como inteligente e humana quando há investimento em capital humano e social e em modernas tecnologias de informação e comunicação (TICs) que, através de ações engajadas e participativas, contribuem harmoniosamente para o bem-estar e a qualidade de vida dos cidadãos.

O objetivo do WBCI 2018 é ser um fórum nacional para a aproximação entre pesquisadores brasileiros, indústria e governo, de modo a fomentar a troca de experiências nos diversos aspectos das TICs relevantes para a área. Pretende-se também contribuir para fomentar a pesquisa e promover discussões com foco na melhoria de fatores que preocupam hoje os habitantes de boa parte das cidades brasileiras, tais como a educação, mobilidade, segurança pública, saúde, dentre outros temas.

Para mais detalhes, veja a chamada completa em PDF.

 

Programação

8:30 as 10:30 – Abertura do Evento + Palestra 1

Sessão 1: Monitoramento Ambiental e Análise de Dados para Cidades Inteligentes

 

11:00 – 13:00 – Palestra 2

Sessão 2: Aplicações de Segurança para Cidades Inteligentes

 

17:00 – 19:00 – Palestra 3

Sessão 3: Localização e Mobilidade em Cidades Inteligentes

 

Palestras

Palestra 1:

Título: Projeto InterSCity – Ciência e Computação a serviço das cidades

Palestrante: Prof. Fabio Kon
Resumo:

Nesta palestra discutiremos como uma abordagem científica para políticas públicas pode trazer melhores condições de vida para as populações das cidades contemporâneas. Em particular, veremos como resultados obtidos pela ciência da computação na última década podem ser aplicados aos grandes problemas das populações urbanas que hoje somam mais da metade da população mundial e mais de 85% da população brasileira. Finalmente, apresentaremos alguns resultados do INCT da Internet do Futuro para Cidades Inteligentes que hospeda o projeto InterSCity (http://interscity.org) e que oferece oportunidades para pesquisa em nível de doutorado e pós-doutorado na área de cidades inteligentes.

Biografia:

Fabio Kon, professor titular de ciência da computação do IME-USP, coordenador adjunto de pesquisa para inovação da FAPESP e Editor-Chefe do Springer Open Journal of Internet Services and Applications, atua nas áreas de Empreendedorismo Digital, Software Livre, Sistemas Distribuídos e Cidades Inteligentes. Além de forte atuação como pesquisador, tendo publicado vários artigos internacionais de alto impacto, ter recebido o ACM Middleware 10-Year Best Paper Award e ser um ACM Distinguished Scientist, Fabio é conselheiro voluntário de várias startups de software, inclusive na área de Cidades Inteligentes. Fabio será Professor Visitante no MIT Senseable City Lab de agosto/2018 a janeiro de 2019 onde desenvolverá pesquisas na área de Cidades Inteligentes.

Palestra 2:

Título: Cidades Inteligentes: Conceitos, Experiência de Natal e Novos desafios

Palestrante: Prof. Nelio Cacho
Resumo:

Nesta palestra serão apresentadas as motivações históricas e os principais conceitos sobre cidades inteligentes. As soluções desenvolvidas para a Cidade do Natal serão apresentadas além dos novos desafios encontrados.

Biografia:
Nélio Cacho é Professor Associado do Departamento de Informática e Matemática Aplicada (DIMAp/UFRN) e possui pós-doutorado pela Newcastle University (Inglaterra, 2017-2018) e Doutorado em Ciências da Computação pela University of Lancaster (Inglaterra, 2005-2008). Atua como vice-coordenador do Projeto Smart Metropoles que desenvolve soluções tecnológicas para a Cidade do Natal. Trabalha nas áreas de Engenharia de Software e Sistemas Distribuídos, com ênfase nos seguintes temas: Cidades Inteligentes, Mecanismos de Tolerância a Falhas, Computação Ubíqua e Computação em Nuvem.

Palestra 3:

Título: Projetos para Cidades Inteligentes do INES (INCT para Engenharia de Software)

Palestrante: Prof. Sérgio Soares
Resumo:

Nesta palestra serão abordados os objetivos e a dinâmica de execução do projeto de renovação do INES (INCT para Engenharia de Software), focado em Cidades Inteligentes. Serão apresentados os sub-projetos atualmente em desenvolvimento pelos pesquisadores do INES e alguns resultados preliminares.

Biografia:

Sérgio Soares é Doutor em Ciência da Computação pela UFPE. Atualmente é o Coordenador Executivo do INES – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Engenharia de Software, Diretor do Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (ISI-TICs) e Professor Associado do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn/UFPE). Já orientou 100 alunos, incluindo, doutorado, mestrado, especialização, iniciação científica e de conclusão de curso na área de Computação. Tem experiência na coordenação de projetos de desenvolvimento, pesquisa e inovação financiados por SENAI, CNPq, FACEPE, FINEP, Petrobras, Lei de Informática e pela indústria. É Associado da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) desde 2002. Atua na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: Engenharia de Software Experimental, Modularidade de Software, Linhas de Produto de Software e Desenvolvimento de Software Orientado a objetos. É o atual Líder da Aliança de Mercado Industria Mais Avançada (I+A) do SENAI, responsável por lidar com desafios associados à Industria 4.0, Manufatura Avançada, IoT e Digitalização para a Indústria Brasileira.</p?

Coordenação

  • Frederico Lopes
  • UFRN
  • Coordenação Geral
  • e-mail: wbci2018@imd.ufrn.br
  • Fabio Kon
  • USP
  • Coordenação Geral
  • e-mail: wbci2018@imd.ufrn.br
  • Flávia C. Delicato
  • UFRJ
  • Coordenação do Comitê de Programa
  • e-mail: wbci2018@imd.ufrn.br
  • Paulo F. Pires
  • UFRJ
  • Coordenação do Comitê de Programa
  • e-mail: wbci2018@imd.ufrn.br