3º WASHES

3º Workshop sobre Aspectos Sociais, Humanos e Econômicos de Software (WASHES)

 

Datas importantes

– Submissão de artigos até: 02 de abril de 2018 às 23:55 (Horário de Brasília) – deadline firme.
– Notificação de aceitação: 30 de abril de 2018
– Entrega da versão final: 11 de maio de 2018
– Realização do evento: entre 22 e 26 de julho de 2018

Sobre o evento

O Workshop sobre Aspectos Sociais, Humanos e Econômicos de Software (WASHES) foca na interação entre algumas questões críticas que exercem influência sobre a engenharia e qualidade de software. Fatores humanos e aspectos sociais em qualidade de software têm sido discutidos por pesquisadores e profissionais da indústria, dado que métodos, técnicas e ferramentas afetam (e são afetados) pelos stakeholders e suas interações, impactando as atividades de engenharia de software. Da mesma forma, o software é uma fonte de valor para os negócios de diversas organizações, sejam elas fornecedoras ou adquirentes, representando um elemento crucial para o seu sucesso econômico.

Decisões tomadas durante o desenvolvimento de software têm implicações econômicas substanciais, seja na perspectiva de custo e lucro, ou incluindo outras perspectivas de valor, tais como benefícios, riscos e oportunidades. Tais decisões perpassam aquisição, requisitos, arquitetura, desenvolvimento, verificação e validação, manutenção e reutilização, e demandam uma análise mais detalhada dos diferentes stakeholders e suas interações.

Nesse contexto, o WASHES surge como um ambiente para a comunidade brasileira discutir esses aspectos e desafios que podem influenciar o desenvolvimento de software e as mais diversas áreas da Computação, bem como fomentar colaborações com a indústria. Além de melhorar soluções propostas, os aspectos tratados neste workshop podem impactar diretamente vários cenários da Computação, como engenharia de software, interação humano-computador, ecossistemas de software, negócios de software, gestão de projetos, informática médica, computação aplicada à educação, ações sociais e cenários ligados a “Computação e Sustentabilidade”. Nesse sentido, busca-se investigar como o desenvolvimento tecnológico de qualidade (um dos grandes desafios da Computação no Brasil) pode apoiar e\ou garantir utilização dos recursos do nosso ambiente sem comprometê-los para as gerações futuras.

Para mais detalhes, veja a chamada completa em PDF.

Coordenação

  • Davi Viana
  • UFMA
  • Coordenação Geral
  • e-mail: davi.viana@lsdi.ufma.br
  • Igor Wiese
  • UTFPR-CM
  • Coordenação Geral
  • e-mail: igor@utfpr.edu.br