45º SEMISH + Hackathon

45º Seminário Integrado de Software e Hardware 2018 (SEMISH)

 

Datas importantes

– Submissão das propostas de resumos/abstract via JEMS: 16/março 28/março
– Submissão dos artigos via JEMS: 23/março 02/abril
– Notificação dos autores: 23/abril 26/abril
– Submissão da versão final dos artigos aceitos: 30/abril 02/maio
– Inscrição no evento para autores : 30/abril 02/maio

Sobre o evento

O SEMISH, principal fórum científico do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), em sua quadragésima quinta edição, acontecerá em Natal no Rio Grande do Norte, de 22 a 24 de julho, juntamente com o XXXVIII CSBC, que este ano discute o tema “Computação e Sustentabilidade”. O SEMISH 2018 acompanha essa temática.

Nesta edição, vamos manter as mudanças de formato e conteúdo iniciadas na edição de 2017, em resposta ao desafio de renovação do SEMISH proposto pela Diretoria da SBC, que consiste de um programa composto de um hackathon (*), apresentação de palestras convidadas em tópicos relevantes e atuais da computação, bem como dos tradicionais artigos técnicos completos.

O hackathon tem como objetivo o desenvolvimento de soluções de computação nas quais a questão da sustentabilidade seja ou motivadora ou geradora de problemas. Os projetos serão avaliados por uma comissão julgadora, composta por membros da academia e do mercado. O hackathon acontecerá nos dias 22 e 23 de julho.

As palestras convidadas e selecionadas, que constituem o núcleo central da programação, apresentam temas de pesquisa atuais tipicamente associados a Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) e a grandes projetos de cooperação internacional multi-institucionais. As palestras acontecerão nos dias 23 e 24 de julho.

Os artigos completos serão selecionados a partir de submissões da comunidade em resposta à chamada de trabalhos. Cada trabalho submetido deverá ser avaliado por pelo menos três pesquisadores. Os artigos completos serão apresentados oralmente ou na forma de posters. As apresentações de artigos acontecerão nos dias 23 e 24.

Para mais detalhes, veja a chamada completa em PDF.

HACKATHON

O SEMISH 2018 terá um Hackathon nos dias 22 e 23 de julho, domingo e segunda-feira, respectivamente, como um espaço para desenvolvimento de projetos práticos de Internet das Coisas (Internet of Things – IoT), dentro da temática Computação e Sustentabilidade, voltado para que entusiastas da área se encontrem, criem projetos-relâmpago juntos e se divirtam no processo.

O Hackathon é voltado para estudantes e profissionais de TI que estejam inscritos no CSBC, independente de experiência prévia ou não com o desenvolvimento para IoT. O evento é realizado em parceria com o Instituto CESAR (https://www.cesar.org.br/), que patrocinará o Hackathon e fornecerá mentoria para os participantes assim como breve treinamento na plataforma KNoT (knot.cesar.org.br), que será utilizada para a construção dos projetos.

O formato do Hackathon propõe aos participantes a formação de grupos de 4 ou 5 pessoas que irão desenvolver alguma solução de objeto inteligente conectado, desenvolvida pelo CESAR. Os projetos serão avaliados pela comissão julgadora do Hackathon, composta por profissionais da academia e do mercado. A propriedade intelectual do que for criado durante o evento será dos autores do projeto.

Ao longo do Hackathon, mentores qualificados estarão à disposição dos participantes para tirar dúvidas de hardware, software e produto. Os participantes deverão utilizar os seus computadores pessoais. Entretanto, durante o evento, cada equipe terá à sua disposição o seguinte hardware:
– 1 Placa Raspberry Pi V3 B
– 1 Placa KNoT Gateway
– 1 Placas KNoT Thing
– Kit de sensores

Os inscritos no hackathon tanto podem vir com seus grupos formados como podem formá-los no início do evento.

Inscrição
Para participar do Hackathon, além da inscrição no CSBC 2018, deverão também se inscrever no Hackathon. Portanto, a inscrição no Hackathon está condicionada à inscrição geral no CSBC. Se você já fez sua inscrição no CSBC 2018 e deseja participar do Hackathon é só entrar no sistema ECOS e alterar sua inscrição.

Premiação
Como reconhecimento, os grupos dos dois projetos melhor avaliados terão a oportunidade de apresentá-los no SEMISH, no final do dia 24/7 (terça-feira). Além disso, o CESAR ofertará aos respectivos grupos um kit contendo:
– 1 Placa Raspberry Pi V3 B
– 1 Placa KNoT Gateway
– 2 Placas KNoT Thing

 

Coordenação

 

  • José Marcos Silva Nogueira
  • UFMG
  • Coordenação Geral
  • e-mail: jmarcos@dcc.ufmg.br
  • Kiev Gama
  • UFPE
  • Coordenação Hackathon
  • e-mail: kiev.gama@gmail.com
  • Anderson Abner
  • UERN
  • Coordenação Local
  • e-mail: andersonabner@uern.br
  • Nélio Cacho
  • UFRN
  • Coordenação Local do Hackathon
  • e-mail: neliocacho@dimap.ufrn.br

COMITÊ DE PROGRAMA DO SEMISH 2018: