O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte Baskerville Old Face, corpo 12; com mínimo de 14 páginas e máximo de 24 páginas; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Os ORCID dos autores estão ativos, podendo ser consultado clicando nos links.

Diretrizes para Autores

A Revista Ensino Interdisciplinar publica trabalhos originais (artigos, ensaios, entrevistas, resenhas, resultados de pesquisas, materias didáticos, entre outros), constituído por, no máximo, três autores, oriundos de estudos, reflexões e/ou pesquisas concluídas ou em avançado estágio de desenvolvimento. Não é exigido, a priori, nenhuma titulação específica para os autores dos textos. No entanto, terão prioridades as propostas acadêmicas que envolvam docentes dos programas de pós-graduação reconhecidos pela CAPES, nas áreas de ação da RECEI, que tenham autoria ou coautoria de orientandos e orientadores. São aceitos trabalhos redigidos em português, espanhol e inglês.

A RECEI não cobra quaisquer tipos de taxas de submissão e/ou de publicação dos artigos submetidos. No entanto, os autores devem se responsabilizar pela revisão ortográfica e de ABNT, bem como pela tradução do resumo em língua estrangeira e pela adequação do artigo ao Template da Recei.

O TEMPLATE da RECEI será disponibilizado aos autores após aprovação do artigo. Caso o autor não queira ou não possa colocar o texto no Template é facultado utilizar os serviços dos parceiros da revista pra realizar os serviços, inclusive de revisão e tradução, se for o caso.

Os trabalhos publicados são cedidos para acesso livre, sendo que os(as) autores(as) permanecem com o direito de publicar em outros veículos, desde que reconhecida e indicada a autoria e a publicação inicial nesta revista.

Seguindo a Lei de Direito Autoral, n. 9.610, de 19 de fevereiros de 1998, as opiniões e conceitos emitidos nos trabalhos, a revisão da língua portuguesa, espanhola e inglesa, o estilo de redação e sua exatidão, a adequação e a procedência das citações bibliográficas são de exclusiva responsabilidade dos(s) autor(es), não refletindo a opinião do editor e conselho editorial.

 

DIRETRIZES PARA AUTORES

 

Normas para formatação de originais

RECEI: Revista Ensino Interdisciplinar - ISSN 2447-0783

Grupo de Estudo e Pesquisa Contexto e Educação - CONTEXTO

Faculdade de Educação (FE) – Universidade do estado do Rio Grande do Norte (UERN)

 

Encaminhamento:

Um dos autores (no máximo 3 autores, preferencialmente um doutor) deve realizar o cadastro (Login/Senha) no site da revista; na seção Submissões Online, preencher corretamente o perfil e escolher a opção “AUTOR”, observando os campos obrigatórios de preenchimento (os que estão acompanhados de asterisco). É importante “salvar” as informações registradas.

 

Depois de ter realizado esses passos, passar para “SUBMISSÕES ATIVAS” e iniciar o processo de submissão através do link “CLIQUE AQUI PARA INICIAR O PROCESSO DE SUBMISSÃO”, no qual irá realizar os cinco passos básicos:

 

1- Início: confirmar se está de acordo com as condições estabelecidas pela revista (marcando as caixas de seleção das condições e da declaração de direito autoral) e selecionar a seção artigos;

 

2- Inclusão de metadados: indicar os dados principais – nome, sobrenome (o sistema traduz como prenome e nome), e-mail, instituição, cidade, estado e país, resumo da biografia, título e resumo; indicação dos financiamentos de agências de fomento relacionados ao trabalho a ser publicado;

 

3- Transferência de originais: realizar a transferência do arquivo para o sistema;

 

4- Transferência de documentos suplementares: realizar a transferência de arquivos com informações suplementares, que funcionam como um apêndice ou anexo ao texto principal, tais como instrumentos de pesquisa, conjuntos de dados e tabelas, que seguem os padrões de ética de avaliação, fontes de informação normalmente não disponíveis para leitores, ou figuras e/ou tabelas que não podem ser integradas ao texto.

 

5- Confirmação: Concluir a submissão.

 

Após concluir os cinco passos acima descritos, o autor deve aguardar o e-mail do editor e, nesse ínterim, poderá acompanhar todo o fluxo de seu trabalho, da submissão, aceite, avaliação, reedição do original até a publicação. Os artigos, após a submissão, são designados aos avaliadores definidos pelo conselho ou editores da revista. A política de seleção dos artigos é definida pelos membros do Conselho Editorial e pelos Editores da revista.

 

 

Configurações gerais:

 

  1. Formato de artigo

Os artigos devem ter a extensão mínima de 14 e máxima de 20 páginas, sem anexos.

Configurar a página: tamanho do papel A4 (21,0x 29,7 cm); margens superior e inferior: 3 cm; direita e esquerda: 3 cm. Tipo de letra: Baskerville Old Face, corpo 12.  Espaçamentos: simples.  Adentramento: 1, 25 cm para assinalar início de parágrafos. Tabelas, ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos etc.) devem vir prontos para serem impressos, dentro do padrão geral do texto e no espaço a eles destinados pelo(s) autor (es).

 

  1. Primeira página

Título em português ou na língua estrangeira em que o artigo foi escrito, fonte 12, Baskerville Old Face, centralizado, negrito, sem identificação de autoria, letras maiúsculas apenas para a primeira parte. Segunda parte com letras minúsculas (com maiúsculas para nomes próprios). Máximo de 15 palavras.

Ex: ESTUDOS DE CURRÍCULO: o ensino de história no espaço escolar

 

O resumo deve ser recuado  a 2cm esquerda e 2cm direita. A fonte deve ter tamanho 10. A palavra RESUMO deve estar em maiúsculas, sem adentramento, sem dois pontos. Iniciar o texto do resumo na linha de baixo. Máximo 140 palavras. Não indicar referências no resumo.

 

As PALAVRAS-CHAVE devem ser inseridas na linha de baixo, espaçamento simples, na língua utilizada no artigo, máximo de cinco (5). Só a primeira letra de cada palavra/expressão estará em maiúscula; uso de ponto e vírgula para separação entre as palavras, sem ponto no final.

Ex.: PALAVRAS-CHAVE: Currículo; Espaço escolar; Ensino e aprendizagem

 

A palavra ABSTRACT deve aparecer em maiúsculas, sem dois pontos, 2 linhas abaixo das PALAVRAS-CHAVE, sem adentramento. Iniciar o texto do abstract na linha de baixo. O resumo em inglês segue a mesma norma ditada acima.

As KEYWORDS, máximo de cinco (5) palavras, devem aparecer na linha de baixo, espaçamento simples. Só a primeira letra de cada palavra estará em maiúscula.

 

  1. Corpo do artigo: Seções, Subseções, Notas

Seções e subseções: sem adentramento, seções em maiúsculas e subseções somente a primeira letra maiúscula.  

Indicações bibliográficas no corpo do texto deverão vir entre parênteses, resumindo-se ao último sobrenome do autor, data de publicação da obra e página, separados por vírgulas:

Ex.: (BAKHTIN, 2003, p.11-16)

Se o nome do autor estiver citado no período, indicam-se, entre parênteses, apenas a data e a página. Não utilizar, nas citações, expressões como Idem, Ibidem, Op. Cit.. Fornecer sempre a referência completa como no exemplo anterior.

 

Notas

As notas devem aparecer ao pé da página, corpo 10, numeradas de acordo com a ordem de aparecimento.

Uso de recursos tipográficos: itálico, negrito, sublinhado e “aspas”

Itálico: deverá ser utilizado em três situações: palavras de língua estrangeira, citação de títulos de obras no corpo do texto, ênfase ou destaque de palavra ou trecho do texto.

Negrito: evitar esse recurso tipográfico. Utilizá-lo apenas no título do artigo, nas seções e subseções.

Sublinhado: evitar esse recurso tipográfico.

Aspas: devem ser empregadas no corpo do texto para citações de trechos de obras; jamais em títulos de artigos, canções, partes de obras ou capítulos, que virão sem destaque.

 

Citações: direta com mais de três linhas

Para citação direta com mais de três linhas, submeter o trecho citado a um recuo equivalente a 4 cm, sem adentramento no começo do parágrafo, fonte 11 e espaço simples. NÃO empregar aspas. No final, entre parênteses, inserir: sobrenome do autor (em maiúsculas), data da edição utilizada, número da página.

Para citação com mais de três autores, indique, entre parênteses, o primeiro autor seguido da expressão et al., data: (CASSANAS et al., 2003, p.205).

Todas as citações de textos estrangeiros devem ser traduzidas para o português. O original deve aparecer em nota de rodapé. Usar de preferência as traduções já existentes. Caso não seja possível, justificar a utilização de outra tradução em nota de rodapé.

 

  1. REFERÊNCIAS

A palavra REFERÊNCIAS deve aparecer em maiúsculas, sem adentramento, com espaçamento simples e 6pt depois da última linha do artigo. Abaixo dela, as referências devem ser citadas em ordem alfabética, sem numeração, com espaçamento simples separadas por 1 ENTER entre as referências. Caso haja mais de uma obra do mesmo autor, citar respeitando a ordem cronológica de publicação; caso haja mais de uma obra do mesmo autor publicada no mesmo ano, diferenciá-las por meio de a, b e c.

 

1 Livros:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor de forma abreviada (apenas as primeiras letras). Título do livro (em negrito, somente a primeira letra em maiúscula): subtítulo (sem negrito). Tradução por Nome do Tradutor. Edição. Local: Editora, data. v. (Série ou Coleção).

Ex.: BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. 4. ed. Trad. Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

 

2 Capítulos de livro:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do capítulo sem destaque. In: seguida das referências do livro: SOBRENOME DO AUTOR, Nome de autor. Título do livro (em negrito, somente a primeira letra em maiúscula): subtítulo (sem negrito). Tradução por Nome do Tradutor. Edição. Local: editora, data, número das p. (páginas consultadas) ou v. (Série ou Coleção).

Ex.: BAKHTIN, M. O problema das ideologias e filosofia da linguagem. In: Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 8. ed. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. São Paulo: HUCITEC, 1997, p.31-38.

 

  1. Trabalhos publicados em anais de eventos ou similares:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título: subtítulo. In: Nome do evento (em negrito), número, ano, local de realização. Título da publicação (em negrito): subtítulo da publicação (sem negrito). Local de publicação (cidade): Editora, data, páginas inicial-final do trabalho.

Ex.: FARACO, C. A. Voloshinov um coração humboldtiano? In: XI Conferência Internacional sobre Bakhtin, 11, 2003, Curitiba. Proceedings of the Eleventh International Bakhtin Conference. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2004, p.261-264.

 

  1. Partes de publicações periódicas

4.1 Artigos de periódicos:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Título do artigo (sem destaque).  Nome do periódico (em negrito), cidade, volume e número do periódico, páginas, data de publicação.

4.2 Artigos de jornal:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor de forma abreviada. Título do artigo. Título do jornal, Número ou título do caderno, seção ou suplemento, Local, páginas inicial-final, dia, mês, ano.

  1. Monografias, dissertações e teses:

SOBRENOME DO AUTOR, NOME DO AUTOR, título (negrito): subtítulo, ano, número de folhas ou volumes, (Categoria e área de concentração) Nome da Faculdade, Nome da Universidade, cidade.

Ex.: SILVA, J. Dialogismo e autoria: análise diacrônica. 2008. 130 f. Dissertação. (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

  1. Publicações online:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor de forma abreviada. Título do artigo. Nome do periódico. Cidade, volume do periódico, número do periódico, ano. Disponível em: [endereço eletrônico]. Acesso em: dia/mês/ano.

Ex.: SAMPAIO, M. C. H. A propósito de “Para uma filosofia do ato” (Bakhtin) e a pesquisa científica em ciências humanas. Bakhtiniana, São Paulo, v. 1, n. 1, 1º sem. 2009. Disponível em: [http://www.linguagememoria.com.br] Acesso em: 29 out. 2009.

  1. Filmes e material iconográfico

7.1 Filmes:

NOME DO FILME. Diretor. Estúdio de produção do filme. País de origem da produção: ano de produção. Local da distribuidora: Nome da distribuidora, data. Suporte [VHS ou DVD]. (Tempo de duração), colorido ou p & b.

Ex.: Macunaíma. Direção (roteiro e adaptação) de Joaquim Pedro de Andrade. Filmes do Serro/Grupo Filmes/Condor Filmes. Brasil: 1969. Rio de Janeiro: Videofilmes, 1969. Versão restaurada digitalmente, 2004. [DVD]. (105 minutos), colorido.

7.2 Pinturas, fotos, gravuras, desenhos etc.:

AUTOR. Título [quando não existir título, atribuir um ou indicar sem título, entre colchetes]. Data. Especificação do suporte. Havendo mais dados, podem ser acrescentados para melhor identificação do material.

Ex.: ALMEIDA JÚNIOR. Caipira picando fumo. 1893. Óleo sobre tela. São Paulo, Pinacoteca do Estado de São Paulo.

  1. Discos

8.1 Discos considerados no todo:

SOBRENOME DO ARTISTA, Nome do artista [ou NOME DO GRUPO]. Título da obra: subtítulo [Indicar se se trata de CD ou Vinil]. Local da gravadora: Nome da gravadora, data.

Ex.: VELOSO, C. Caetanear. São Paulo: Polygram, 1989.

8.2 Partes de discos (canções, peças etc.):

AUTOR DA CANÇÃO. Título da canção. In: AUTOR DO DISCO. Título da obra: subtítulo [informar se se trata de CD ou Vinil]. Local da gravadora: nome da gravadora, data.

Ex.: VELOSO, Caetano. O quereres. In: VELOSO, C. Caetanear [CD]. São Paulo: Polygram, 1989.

FIGURAS

As ilustrações deverão ter a qualidade necessária para publicação. Deverão ser identificadas, com título ou legenda, e designadas, no texto, de forma abreviada, como figura (Fig. 1, Fig. 2 etc.). Deverão vir em arquivos JPEG.

 

Informações gerais:

 

A partir da aceitação, avaliadores selecionados em função da área de especialidade analisarão o artigo de acordo com os parâmetros científicos em vigor. A equipe editorial repassará o parecer ao candidato assim que termine o processo de avaliação; se o parecer for favorável, mas com ressalvas, o autor receberá os comentários do avaliador a fim de efetuar as reformulações propostas. 

Não será cobrada nenhuma taxa, a qualquer pretexto, para submissão e/ou publicação de qualquer ensaio (artigo, resenha, entrevista etc) na RECEI. O trabalho pode ser publicado em outros veículos de divulgação contanto que informe a origem da publicação.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.