CURSINHO COMUNITÁRIO GABARITO

COORDENADOR(A)
Rouseane da Silva Paula
Equipe executora
Márcia de Oliveira Pinto – Docente
Rouseane da Silva Paula – Docente
Alexandre Venicios Lopes de Miranda – Discente
Pedro Alves Bezerra Filho – Discente
Tiago Otacílio Pinto de Lima – Técnico Administrativo

RESUMO DA AÇÃO

Muitas são as lacunas e limites encontrados na trajetória formativa dos estudantes no Ensino Fundamental, em especial, nas áreas de Linguagem, códigos e suas tecnologias, bem como, na Matemática. Ambas são linguagens expressas através de símbolos, assim sendo, pretende-se abordar as dificuldades dos alunos que não conseguem compreender instruções e enunciados matemáticos, bem como as operações aritméticas, pois é necessário que eles superem as dificuldades de leitura e escrita para poderem resolver as questões que lhes são propostas. ”É importante destacar que a Matemática deverá ser vista pelo aluno como um conhecimento que pode favorecer o desenvolvimento do seu raciocínio, de sua sensibilidade expressiva, de sua sensibilidade estética e de sua imaginação” (PCN’s,1997). O fato é que a maioria dos alunos manifesta dificuldades em aritmética e outras áreas da matemática na escola tais como: interpretação de problemas, sinais das operações fundamentais e na tabuada, mas eles poderão ter, mesmo assim, boa habilidade em matemática. Quanto a Língua Portuguesa encontramos situações de analfabetismo funcional, esses apresentam dificuldades em interpretação, produção autoral e argumentação. São diversas as situações em que há dificuldades explícitas no que concerne ao letramento, ao uso da linguagem no cotidiano. Por fim, compreendemos que o projeto visa criar alternativas frente ao surgimento crescente de analfabetos funcionais advindos do Ensino Fundamental.

PÚBLICO-ALVO
Estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais ( 9º ano)