O PATRIMÔNIO EDIFICADO NO CONTEXTO DA CULTURA AÇUCAREIRA NO MUNICÍPIO DE CEARÁ-MIRIM/RN E SUA DINÂMICA ENQUANTO POTENCIALIDADE TURÍSTICA

COORDENADORA:
Profa. Ma. Marilia Medeiros Soares

RESUMO DO PROJETO

O presente projeto trata do estudo do patrimônio histórico da cidade de Ceará-Mirim/RN, cidade que teve grande importância econômica para o estado no final do séc. XIX e início do séc. XX, tendo sediado um grande número de engenhos de produção de cana-de-açúcar e seus derivados. Para a realização da pesquisa pretende-se analisar a paisagem percebida a partir do patrimônio histórico construído na área urbana de Ceará-Mirim/RN e sua dinâmica enquanto potencialidade turística, para tal propõe-se descrever o contexto histórico e a espacialidade da produção do patrimônio arquitetônico do município; estudar as iniciativas de desenvolvimento do Turismo local e realizar a delimitação, inventariação e mapeamento do Sítio Histórico de maneira a contribuir para a preservação deste e a potencialização de seu uso enquanto atrativo turístico e vetor de desenvolvimento. Devido ao fato de se tratar de objetivos densos propõe-se que dois alunos participem da pesquisa, ficando um responsável pela contextualização histórica e estudo da espacialidade da produção do patrimônio e o outro pelo mapeamento desse patrimônio.

PALAVRAS-CHAVE
Centro histórico; Turismo; Ceará-Mirim; Mapeamento 

OBJETIVO GERAL

Analisar a paisagem percebida a partir do patrimônio histórico construído na área urbana de Ceará-Mirim/RN e sua dinâmica enquanto potencialidade turística.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Descrever o contexto histórico e a espacialidade da produção do patrimônio arquitetônico do município de Ceará-Mirim relacionado à cultura açucareira com especial atenção à área urbana;

• Estudar as iniciativas de desenvolvimento do Turismo local;

• Realizar a delimitação, inventariação e mapeamento do Sítio Histórico de maneira a contribuir para a preservação deste e a potencialização de seu uso enquanto atrativo turístico e vetor de desenvolvimento.